Nos últimos anos, os usuários de ferramentas de SIG têm visto um forte movimento dos fabricantes de software e projetos de SIG em direção aos bancos de dados relacionais e adequação às especificações do Open Geospatial Consortium.
Dentre estas especificações, uma das mais conhecidas é o Simple Features for SQL (SFSQL), que define uma série de características que um banco de dados deve possuir para armazenar, manipular e extrair dados espaciais e que foi atualizada pela especificação Simple Feature Access 1 e 2.
Atualmente, diversos bancos já possuem suporte parcial ou total a SFSQL, entre eles o ArcSDE (Esri), Oracle Locator/Spatial (Oracle), DB2 Spatial Extender (IBM), MySQL (MySQL AB) e PostgreSQL/PostGIS (Refractions Research).
O foco deste artigo será o PostGIS, devido à facilidade de acesso para download e instalação. Nas próximas edições serão apresentadas as outras opções disponíveis. Ao final deste artigo, o leitor será capaz de configurar um pequeno servidor de banco de dados espaciais no seu computador.
Leia a íntegra do Passo a Passo sobre o PostGIS.
Conheça as opções de assinatura.
