A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, por meio do Instituto de Terras, Cartografias e Geociências (ITCG), apresentou no dia 28 de agosto o primeiro mapa oficial sobre a atual ocupação indígena no Paraná.
O documento, elaborado em parceria com a coordenadoria de Assuntos Indígenas da Secretaria de Assuntos Estratégicos, mostra a localização das 22 áreas indígenas demarcadas e inclui oito sítios ainda não-demarcados, além de seis territórios ocupados por famílias dispersas.
Menos de 1%
As áreas indígenas representam apenas 0,5% do território paranaense, com um total de 90 mil hectares. Segundo dados do último censo do IBGE, no Paraná são 32 mil indivíduos que se identificaram como índios, das etnias Caingangue, Guarani e Xetás, sendo que aproximadamente 14,5 mil vivem em aldeias.
O mapa estará disponível no endereço do ITCG: www.pr.gov.br/itcg. A secretaria promete atualizar mapa anualmente, ou no momento em que se justificar, como em caso de evolução no processo de demarcação de terras.