Como o Portal MundoGEO alertou no início do ano, a cartografia da Terra está se modificando devido ao aquecimento global.
O famoso "Atlas Completo do Mundo Times 2007", recém lançado na Inglaterra, teve que se renovar para retratar os novos contornos da Terra.
Os efeitos do aumento da temperatura no planeta, com maior destaque para as regiões litorâneas, já podem ser visualisados em modificações nos mapas. Os autores do atlas tiveram que redesenhar rios e mudar de classificação algumas regiões em relação à última edição de 2003.
Em um futuro próximo, algumas paisagens poderão desaparecer para sempre. As principais mudanças são a perda de 95% do lago Chade desde 1963 ou a diminuição de 25 metros do mar Morto em 50 anos. O Mar de Aral poderia ter três quartos de sua dimensão extinta em 40 anos.
Os autores também estão preocupados com o fato de que grandes rios como o Grande e o Colorado, nos Estados Unidos, ou o Tigre, no Iraque, possam ficar sem alguns afluentes que correm o risco de secar no verão.