publicidade

Inpe assume o controle completo da órbita do satélite Cbers-2

publicidade

Em preparação para o lançamento do Cbers-2B, o Centro de Controle e Rastreio (CRC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) está assumindo o controle completo do Cbers-2 a partir do dia 12 de setembro.

Esta transferência antecipada de controle do Cbers-2 para o CRC/Inpe, que deveria ocorrer em 23 de novembro, tem por objetivo facilitar o controle pelo Centro de Xian, na China, durante a fase de lançamento e órbitas iniciais) do Cbers-2B.

Assim, durante esta fase de vida do Cbers-2B em órbita, o CRC, além de controlar completamente o Cbers-2, vai rastrear o Cbers-2B em suas passagens sobre o Brasil, receber e armazenar seus dados de telemetria e comandar, quando programado, os subsistemas de bordo desenvolvidos pelo Inpe.

Controle chinês

Desde abril, o controle do Cbers-2 está sendo feito pela China, seguindo o cronograma de operações de controle compartilhado entre o CRC/Inpe e o Xian Satellite Control Center (XSCC). O controle do satélite consiste em monitorar e corrigir a sua trajetória, quando necessário, através do acionamento dos propulsores de bordo.

O órgão responsável pelo controle realiza ainda a manutenção da sincronia do relógio de bordo com o horário da Terra, e a constante atualização dos parâmetros orbitais do satélite.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe

publicidade
Sair da versão mobile