O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) lançou no dia 24 de setembro uma nova versão de seu site com o Serviço Automático de Alerta de Raios.
Destinado à proteção de equipamentos contra sobre-tensões de origem atmosférica, o alerta se realiza de forma automática com envio de mensagens SMS para o telefone celular ou pelo e-mail do cliente, por meio das informações da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT).
Primeiro do gênero desenvolvido na América do Sul e um dos pioneiros no mundo, o novo serviço deve auxiliar órgãos do governo federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, aeroportos, hospitais, centros de computação, microempresas e até mesmo pessoas físicas, no combate aos danos provocados pelos raios. E deve ajudar a minimizar os prejuízos causados por raios que, segundo o Elat, chegam a R$ 1 bilhão por ano.
Viabilizado com o apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), o Alerta de Raios está funcionando desde as 8h de segunda-feira, um dia após o início da primavera que, junto com o verão, são as estações do ano onde ocorrem 70% dos raios no Brasil.
Além do serviço de alerta, o site tem como novidades o layout mais moderno e um novo mapa de incidência de raios em tempo real, com o número de eventos diários nos estados, mais informações científicas e um boletim atualizado com notícias de raios do mundo todo.
+Informações
www.inpe.br/webelat/homepage
Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe