O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) superou mais uma vez as expectativas, ao reunir em Florianópolis, de 21 a 26 de abril, um número recorde de participantes na décima terceira edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XIII SBSR).
O Portal MundoGEO esteve presente no evento, com um estande na feira e também durante as palestras, para apresentar aos leitores um resumo do que aconteceu durante o simpósio. Segundo José Carlos Neves Epiphanio, coordenador do XIII SBSR, a criteriosa seleção dos trabalhos foi um fator preponderante para o sucesso do encontro.
Os dois primeiros dias foram de cursos sobre sensores de alta resolução, sensoriamento remoto aplicado ao meio-ambiente, imagens de radar e hiperespectrais, processamento de imagens digitais, GIS e geoprocessamento. Na noite do dia 22 de abril foi realizada a sessão de abertura do XIII SBSR e a inauguração da exposição técnica paralela ao evento.
A partir do dia 23 começaram as apresentações de seções orais e posters. Os assuntos de maior interesse foram programas espaciais internacionais, levantamentos de áreas urbanas, aplicações em geologia e oceanografia, monitoramento ambiental, satélites comerciais, sensores orbitais e aerotransportados, cooperação científica e inovação tecnológica, modelagem de dados, meteorologia, análise florestal e agropecuária, além de geoprocessamento e GNSS.
Aquecimento global
A preocupação com as mudanças climáticas e com o aquecimento global foi recorrente em várias palestras. Um workshop na manhã do dia 26 reuniu pesquisadores do Inpe, da Fiocruz, da Embrapa, da Usp e da Unicamp para discutir o assunto.
Cbers
A grande estrela do simpósio foi o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), que contou com 120 trabalhos apresentados, de um total de 963. Foram premiados os cinco melhores trabalhos sobre o satélite, nas categorias “Iniciação Científica” e “Uso de Dados do Satélite Cbers”.
-> Concepção artística do Cbers -2
Geoss, Ceos e DMC
Estas siglas significam Sistema Global de Sistemas de Observação da Terra, Comitê de Satélites de Observação da Terra e Constelação de Monitoramento de Desastres, respectivamente. As iniciativas, apresentadas no congresso, têm o objetivo de compatibilizar os diversos programas de observação da Terra, garantir a interoperabilidade entre eles e disseminar os dados.
XIV SBSR
A próxima edição do simpósio já está marcada para 2009, na cidade de Recife, em Pernambuco. Espera-se mais uma quebra de recordes no número de participantes e de trabalhos, com a mesma qualidade que é sinônimo de Inpe.
Os anais do XIII SBSR estão disponíveis em www.dsr.inpe.br/sbsr2007/biblioteca, com 963 trabalhos de 2085 autores. Também podem ser acessados os anais das edições de 1996, 1998, 2001, 2003 e 2005, e em breve as edições anteriores também estarão online
Eduardo Freitas Oliveira
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em ciência e sistemas de informações geográficas
eduardo@mundogeo.com