A União Européia (UE) não chegou a um acordo para o financiamento do sistema de navegação por satélites Galileo, devido principalmente à oposição da Alemanha aos aportes de dinheiro público no projeto.
Os ministros dos transportes dos países membros da UE reuniram-se em Luxemburgo, nesta terça-feira, e definiram a data limite para definir os termos de financiamento do projeto até o final do ano.
A Comissão Européia, braço executivo da UE, propôs em setembro que o dinheiro de um fundo comum do conjunto de países, que não está sendo usado, seja empregado para arcar com os custos de desenvolvimento do Galileo.
Porém, o ministro de transportes alemão, Wolfgang Tiefensee, demonstrou que seu país não está disposto a financiar o projeto, e disse que somente os países com empresas envolvidas no Galileo devem arcar com os custos.
Ao final do encontro de ministros, eles concluíram que o Galileo é um projeto chave para a União Européia, e que provavelmente deverá haver financiamento público, para que o sistema esteja operacional até 2013. Em novembro haverá uma nova rodada de negociações.