publicidade

Inpe divulga as primeiras imagens do satélite Cbers-2B

publicidade

As primeiras imagens do Cbers-2B já estão disponíveis para visualização na web. Atualmente em fase de testes, a operação normal para distribuição de imagens aos usuários deve iniciar em aproximadamente um mês.

Lançado no dia 19 de setembro da base de Taiyuan, o satélite é o terceiro do Programa Cbers, e substituirá o Cbers-2, atualmente em operação.

Veja as primeiras imagens do satélite sino-brasileiro em www.cbers.inpe.br/?content=galeria_imagens_2b.

Ministro recebe primeira imagem

Em Brasília, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, entregou no dia 2 de outubro ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, as primeiras imagens do Cbers-2B. Ao lado do diretor e dos técnicos do Inpe, o ministro assistiu ao lançamento do satélite na base na China.

Mostrando os estados de Rondônia e do Amazonas, as imagens entregues ao ministro foram feitas pelas câmeras CCD e WFI. Ainda que as imagens demonstrem que as câmeras do satélite estão em perfeito funcionamento, o Cbers-2B continua em fase de testes e de posicionamento em órbita.

Deputados conhecem o Programa Cbers

O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, apresentou na última quarta-feira, 3 de outubro, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília, imagens do satélite Cbers-2B.

Os deputados tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Programa Cbers, cujas imagens são cada vez mais utilizadas em atividades como monitoramento florestal e apoio à agricultura. Os dados recebidos pelos satélites Cbers são, por exemplo, empregados pelo governo brasileiro no combate ao desmatamento da Amazônia.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe

publicidade
Sair da versão mobile