As primeiras imagens do Cbers-2B já estão disponíveis para visualização na web. Atualmente em fase de testes, a operação normal para distribuição de imagens aos usuários deve iniciar em aproximadamente um mês.
Lançado no dia 19 de setembro da base de Taiyuan, o satélite é o terceiro do Programa Cbers, e substituirá o Cbers-2, atualmente em operação.
Veja as primeiras imagens do satélite sino-brasileiro em www.cbers.inpe.br/?content=galeria_imagens_2b.
Ministro recebe primeira imagem
Em Brasília, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, entregou no dia 2 de outubro ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, as primeiras imagens do Cbers-2B. Ao lado do diretor e dos técnicos do Inpe, o ministro assistiu ao lançamento do satélite na base na China.
Mostrando os estados de Rondônia e do Amazonas, as imagens entregues ao ministro foram feitas pelas câmeras CCD e WFI. Ainda que as imagens demonstrem que as câmeras do satélite estão em perfeito funcionamento, o Cbers-2B continua em fase de testes e de posicionamento em órbita.
Deputados conhecem o Programa Cbers
O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, apresentou na última quarta-feira, 3 de outubro, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília, imagens do satélite Cbers-2B.
Os deputados tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Programa Cbers, cujas imagens são cada vez mais utilizadas em atividades como monitoramento florestal e apoio à agricultura. Os dados recebidos pelos satélites Cbers são, por exemplo, empregados pelo governo brasileiro no combate ao desmatamento da Amazônia.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe
