publicidade

Museu na Alemanha realiza exposição sobre os descobrimentos portugueses

publicidade

A época dos grandes descobrimentos portugueses, desde o início do século XV até o século XVII, será retratada na exposição “Novos Mundos – Portugal e a época dos descobrimentos”, que será inaugurada em 23 de outubro no Deutsches Historisches Museum, em Berlim, Alemanha.

A mostra resulta de uma cooperação entre o Instituto Camões, a embaixada de Portugal em Berlim, a Fundação Calouste Gulbenkian e o museu alemão, e será inaugurada pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, e pela Chanceler alemã, Angela Merkel.

Visão histórica

A exposição permitirá ao público alemão e europeu uma visão global dos Descobrimentos Portugueses, e conta com mais de 300 objetos, entre mapas, documentos, etc., provenientes dos museus e instituições portuguesas, reunindo também peças e documentos de origem alemã, provenienetes de instituições germânicas, austríacas, espanholas, italianas, holandesas e francesas.

Segundo o Instituto Camões, a exposição apresenta uma visão histórica de longa duração, começando o seu percurso nas heranças recebidas no território lusitano durante os séculos XIII e XIV, e dedica especial atenção à antropologia e aos regimes de trocas e intercâmbios que decorreram na expansão portuguesa.

Uma das salas da exposição será dedicada ao desenvolvimento das ciências, sobretudo da matemática, geografia e arte náutica.Serão mostrados mapas, livros e alguns dos globos mais antigos que existem.

A exposição será realizada entre 24 de outubro de 2007 a 10 de fevereiro de 2008.

publicidade
Sair da versão mobile