Quando nos referimos a aplicações ou potencialidades de um Sistema de Informações Geográficas – SIG na área do ensino, nos deparamos diante de temas que despertam interesse de diversos profissionais. Isto porque, cada vez mais, este sistema mostra ser eficiente na complexidade de procedimentos gerados, como: tomadas de decisões e interações ambientais.
Diante das inúmeras instituições que atuam no mercado de ensino, verificamos que seria de fato muito interessante se pudéssemos gerar algo que facilitasse ainda mais as estratégias de marketing. Talvez um sistema para atender o mercado de ensino que auxiliasse nas tomadas de decisões, o qual deveria contribuir nas estratégias tanto de divulgação, como também que viesse auxiliar em algumas orientações importantes para a cliente.
O projeto em sí deveria obrigatoriamente contar com o apoio de diversos órgãos e entidades para que se possa gerar uma base de dados confiável e ampla das instiutições em estudo bem como de informações relativas ao estado destacando o município em questão.
Com a espacialização dessas informações podemos visualizar as limitações existentes entre um bairro e outro, reconhecer a origem do público matriculado na instituição e pontuar todas as escolas dentro do município seguindo um critério próprio, o que sugere a composição de estratégias de marketing para atingir novo público alvo.
As análises da distribuição espacial obtida dos alunos em cada bairro nos remetem a ações a serem tomadas para concretizar o objetivo, seja ele a captação de mais alunos ou uma melhor interação com os já existentes. Uma dessas vantagens de realizar uma análise para este tipo de potencialidade de marketing no SIG, está na seleção das informações pelo limite de eixo. Trata-se de um procedimento que mostra a possibilidade de criar interpretações diferentes para cada elemento que participa do processo de análise.
Como resultado desta análise alguns fatores podem ser identificados através da distribuição dos alunos matriculados, tais como:
– Escola de origem pública ou privada
– Vias de acesso
– Diferenciais do curso
– Fatores econômicos
Tomando como referência uma instituição real, a qual preservaremos o nome, fizemos divisões de distância levando em consideração a maior distância entre o ponto em questão e o limite municipal. Para uma distância total de +/- 18.400 metros, divididos em três classes de distância: um raio de 6000 metros da instituição sendo considerado de maior proximidade, outro de 12000 metros de média proximidade e outro de 19000 metros de menor proximidade.
Figura 1
Num pensamento sistêmico ligados à área de ensino pode-se utilizar uma grande quantidade de variáveis para estratégia de marketing . No ambiente SIG essas diversas variáveis podem ser organizadas e se relacionarem entre si em um contexto espacializado o que o torna visualmente interessante para o gestor da área de ensino.
Esse tipo de pesquisa pode chegar à criação de uma ferramenta organizada de forma a atender o público ligado à gestão educacional, mostrando que esta técnica pode ser utilizada para pesquisas em nível de instituições intermunicipal, pelo fato de conter informações relacionadas ao município e suas respectivas escolas além do fato de poder ser aplicado em nível de ensino estadual.
O resultado de uma ferramenta como essa permite verificar que as potencialidades do SIG são um excelente recurso para aplicações nas estratégias de marketing no mercado de ensino.
Esse sistema apresenta recursos para gerar análises que contribuem favoravelmente nas estratégias econômicas dos seus empreendedores. Mostra-se favorável nas ações de gerenciamento de tomadas de decisões, pois permite com agilidade e em um curto prazo de execução lidar com as informações e a aumentar a capacidade de armazenamento de uma gama de variáveis distintas, além de proporcionar um olhar mais amplo de quem utiliza este tipo de tecnologia, diante a área para qual a ferramenta foi preparada.
A implantação do SIG-Marketing garante precisão, agilidade e qualidade dos serviços prestados na área de geomarketing, retorno financeiro para as instituições além de monitorarem estilos de vida. Tudo isso é possível através da cartografia automatizada aplicada ao tratamento do espaço geográfico.
Wagnilma de Oliveira Silva
Rafael Cunha Mendonça
Geógrafos