publicidade

Continuidade do programa Galileo marca a Escola de Verão para a América Latina

publicidade

Após um longo período de negociações, finalmente a União Européia aprovou o financiamento do sistema global de navegação por satélites Galileo e garantiu a continuidade do programa através de uma redistribuição do orçamento comunitário para 2008.

O Galileo vai receber 2,4 bilhões de euros, dos quais 1,6 bilhões resultam de subsídios agrícolas não utilizados e 400 milhões de euros assegurados pelo orçamento previsto para a investigação espacial e de transportes.

Escola de Verão Galileo

Ainda sob o impacto dessas boas notícias, foi realizada nos dias 4 e 5 de dezembro a Escola de Verão Galileo para América Latina, na cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, com participantes do Brasil e do exterior.

A Editora MundoGEO esteve presente, representada pelo engenheiro cartógrafo Eduardo Freitas Oliveira, para acompanhar o evento e informar em primeira mão as novidades sobre o Galileo.

Programa

No primeiro dia do evento, os palestrantes foram o Dr. Jesus Gonzales Bernal (INAOE/CRECTEALC México), Dr. Helio Koiti Kuga (INPE/DMC), Dr. Paulo Cesar Lima Segantine e Dr. Carlos Vettorazzi (USP), Eng. Alexandre ten Caten, M.Sc. Daniel Boemo, Dr. Waterloo Pereira Filho e Dr. Roberto Cassol (UFSM).

O segundo dia iniciou com a palestra do Dr. Celso Gutierrez (INAOE/CRECTEALC México), seguido pelo Dr. Elódio Sebem (UFSM), Fernando Salla (Atech/Celeste) e João Henrique Quoss (UFSM).

O encerramento da Escola de Verão ficou a cargo da Dra. Carine Saüt, coordenadora do Consórcio Latino, responsável pela divulgação do Galileo na América Latina.

Prêmio Galileo

Uma das novidades foi o lançamento do Prêmio Galileo, que vai oferecer uma bolsa de estudos na Europa para o projeto ganhador.

Os detalhes sobre a premiação serão divulgadas em breve na plataforma virtual do Centro de Informações Galileo para a América Latina: www.galileoic.org/la.

publicidade
Sair da versão mobile