publicidade

O cadastro técnico multifinalitário e o poder da informação territorial

publicidade

Ao planejar este texto sobre a importância de um cadastro multifinalitário, deparei-me coincidentemente com uma proposta de solicitação de algumas informações territoriais sobre países ibero-americanos: Quantas parcelas possui em área urbana? Quantas em área rural? Quantas possuem título de propriedade?

Imaginei então que seria uma boa forma de introduzir o assunto. Qual a instituição ou quais as instituições brasileiras onde poderíamos conseguir essas informações tão importantes para a eficiência da gestão territorial de qualquer país do mundo?

Informações sobre os imóveis rurais estão disponíveis no Incra, mas nem todos os imóveis rurais estão cadastrados. Informações sobre os imóveis urbanos, nas prefeituras.

Mas quantas prefeituras dispõem de cadastro, ou melhor, quantas dispõem do cadastro de todos os imóveis urbanos? E se um investidor estrangeiro solicitar ao governo brasileiro informações territoriais que lhe permitam decidir qual a melhor localização para a implantação de uma indústria, por exemplo? Onde obter um conjunto de informações físicas, legais e fiscais que lhe permitam tomar uma decisão segura?

Acesse a íntegra do artigo sobre o cadastro multifinalitário e o poder da informação territorial.

Conheça as opções de assinatura.

publicidade
Sair da versão mobile