Uma preocupação com a aplicação das geotecnologias no setor de mineração foi o incentivo para que uma edição especial da revista InfoGEO fosse feita. Com apoio da Vale – antiga Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) -, o projeto tornou-se muito mais dinâmico e as matérias conseguiram atingir aplicações concretas no ponto em comum entre as áreas.
O sucesso dessa iniciativa pôde ser visto já no dia de seu lançamento, 24 de setembro, na Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Dessa forma, disponibilizamos a edição em meio virtual com acesso aberto a todo o público.
Entre os diversos assuntos abordados, a importância da padronização dos dados geográficos em companhias de mineração tomou destaque. Outra discussão importante foi o mapeamento a laser feito pela Vale. Nossa matéria de capa também tratou da Vale, que é pioneira em aplicações de geotecnologias no Brasil, e da importância dada pela empresa aos Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Ainda contribuíram para essa edição a geógrafa e analista de geoinformação, Aline Siriane Bastos, e a geóloga, especialista em geoprocessamento, Patrícia Procópio. As duas contribuíram com nossa sessão de artigos online, que podem ser conferidos com exclusividade em nosso site.
"Mineração não é apenas exploração, mas um aglomerado de aplicações com base na geoinformação" é o que diz a editora Ágatha Branco em nosso editorial. Acesse e explore você também.