publicidade

Secretaria de agricultura e abastecimento de São Paulo implanta GIS corporativo

publicidade

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, inicia este mês a instalação de sua plataforma de dados baseada no software ArcGIS, que permitirá o compartilhamento de informações corporativas entre todas as unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e seus parceiros.

A finalidade é otimizar as ações com base no banco de dados que está sendo alimentado com informações do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa) e do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH).

Segundo a equipe técnica de geoprocessamento do Ciagro/Cati, o prazo previsto para que o novo produto passe a ser integralmente utilizado é de seis meses. A iniciativa faz parte das propostas traçadas no Plano Diretor de Informática do Ciagro e permitirá a visualização das ações efetuadas no Estado.

Acesso à informação

A Cati, tendo em vista a preocupação com o acesso às informações, identificou uma série de resultados obtidos pelo PEMH que são de interesse geral, e, portanto, deveriam estar acessíveis à instituição e ao público estratégico, operacional e beneficiário do programa. A partir daí, os técnicos responsáveis pelo geoprocessamento, um sub-componente do Mapeamento Agroambiental, componente do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, em conjunto com as Unidades Técnicas de Engenharia, utilizaram softwares GIS e produziram uma série de mapas das microbacias. São mapas temáticos, feitos a partir do cruzamento de informações do Lupa e do PEMH, com imagens que possibilitam a visualização dos resultados dos seis anos de atuação do programa.

Mineração de dados

O Ciagro trabalha no armazenamento e mineração dos dados com a finalidade de obter informações estratégicas. Com a implantação do ArcGIS será possível fazer não apenas vários tipos de consulta aos projetos em andamento, mas condições também manter, atualizar ou mudar as estratégias de condução dos programas em andamento.

Investimento em TI

Para operacionalizar todas estas questões, a Cati investiu em Tecnologia da Informação, de modo a reduzir o tempo de resposta e agilizar a tomada de decisões das estruturas administrativas. Centralizou estes dados em um novo servidor, que será a plataforma para o banco de dados GIS, fez a aquisição de software, o ArcGIS Server, e elaborou um Plano Diretor de Informática, onde consta o desenvolvimento e a implantação de um portal geográfico corporativo. Este portal irá proporcionar uma forma simples de apresentar e analisar os dados armazenados.

Com informações da Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica

publicidade
Sair da versão mobile