publicidade

União Européia defende previsão de gastos de 3,4 bilhões de euros para o Galileo

publicidade

A Comissão Européia defendeu, na última segunda feira (14/01) a previsão de gastos de 3,4 bilhões de euros para o lançamento do sistema de navegação por satélites Galileo. A defesa foi uma resposta a um suposto relatório confidencial de Berlim, publicado pela revista alemã Der Spiegel, que previu um gasto de 1,5 bilhões de euros a mais do que o defendido pela União Européia.

O porta-voz de transporte da comissão afirmou que as estimativas são baseadas em valores concretos e que os custos previstos levam em conta a construção dos satélites e seu lançamento, até 2013. Outras previsões, segundo ele, seriam baseadas em períodos diferentes.

A Der Spiegel, entretanto, citou especialistas dos setores financeiro e industrial que acreditam que os gastos podem chegar a 10 bilhões de euros.

Galileo

O sistema Galileo é um projeto europeu que busca a autosuficiência nos serviços de localização por satélite, hoje controlados pelos Estados Unidos. No fim do último ano, a Comissão européia decidiu buscar em fundos públicos os 2,4 bilhões necessários para finalizar o projeto inicial.

publicidade
Sair da versão mobile