publicidade

Estação de rastreamento de satélites entra em funcionamento no arquipélago dos Açores

publicidade

A nova estação de rastreamento de satélites da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês), inaugurada ontem (17/1) na ilha portuguesa de Santa Maria, vai acompanhar o foguete Ariane 5 e também dos lançadores Vega e Soyuz, que serão enviados ao espaço em breve.

O arquipélago dos Açores foi escolhido como a localização ideal para a instalação da estação de rastreamento de satélites, resultante da cooperação entre a ESA, o governo português e a administração local. Situada no Monte das Flores, a cerca de 1450 km a oeste do continente, a estação receberá dados de telemetria de lançadores e ajudará a determinar a sua trajetória exata.

A nova infra-estrutura da ESA deverá ser utilizada também em outra banda de freqüência, que permitirá a Portugal explorar dados dos satélites de observação da Terra.

4,5 milhões de euros

A nova estação foi concluída por um consórcio industrial liderado pela Carlo Gavazzi Space SpA, com a Indra como subcontratante na construção da antena, a GlobalIEDA e a SEGMA na implementação da infra-estrutura da estação e a Edisdoft no suporte às operações da antena. O custo total da estação foi de aproximadamente 4,5 milhões de euros.

publicidade
Sair da versão mobile