publicidade

National Geographic e IBM usam genética para mapear migrações humanas

publicidade

As perguntas “de onde viemos?” e “como chegamos aqui?” foram levadas à sério pela National Geographic Society. Em pareceria com a IBM, a instituição norte americana está desenvolvendo um projeto pioneiro para mapear, a partir de dados genéticos, as migrações realizadas pelos povos primitivos.

O Genographic Project parte da idéia de que os primeiros grupos humanos iniciaram, na África há 60 mil anos, uma jornada que levou à ocupação de todo o planeta.

Código genético

Para saber como chegamos até aqui, a equipe vem refazendo o caminho contrário desta jornada, a partir do código genético contido em cada um de nós. Os dados gravados em nosso DNA permitem mapear o caminho percorrido por nossos ancestrais pelo globo.

Qualquer pessoa pode participar. Cedendo uma amostra de DNA, você poderá saber qual a porcentagem de descendência negra, índia ou européia carrega.

Os resultados já estão sendo exibidos no site da instituição através de um Atlas interativo, que mostra as rotas migratórias, os povos que a percorreram e quando ocorreu.

+Informações
www.nationalgeographic.com/genographic

Com informações de Tiago Damas Martins

publicidade
Sair da versão mobile