A China começou recentemente a fazer o monitoramento de cargas perigosas através de um sistema baseado nos satélites de posicionamento global Beidou. Segundo o governo chinês, existem atualmente mais de 100 mil veículos transportando produtos químicos no país.
O sistema, que tem o objetivo de reduzir acidentes e propiciar um gerenciamento inteligente das frotas, fornece dados diários sobre o transporte de cargas químicas para os satélites Beidou, que por sua vez retornam uma ordem operacional para os centros de controle.
Sensores equipam os veículos que transportam produtos químicos perigosos, e coletam dados e informações sobre os próprios veículos e também sobre as condições das estradas. Em um primeiro momento, 10 mil veículos serão monitorados.
Dos satélites Beidou para o sistema Compass
A china lançou seu quarto satélite de posicionamento global em fevereiro de 2007. Os demais foram lançados em outubro e dezembro de 2000, e em maio de 2003.
Segundo especialisatas, a China está estabelecendo o sistema global de navegação por satélites Compass a partir dos veículos Beidou. Em 2008, o Compass já suprirá a demanda por navegação satelital para usuários na China e em regiões vizinhas.
Os satélites Beidou também serão usados para monitoramento do tráfego durante os jogos olímpicos de Pequim, que se realizarão em agosto deste ano. Na época, o sistema já deverá ter cinco satélites de posicionamento orbitando a Terra, o que possibilitará o fornecimento de informações de posicionamento para motoristas durante os jogos.
Fonte: Xinhua News Agency