publicidade

Obras civis, manufatura e entretenimento: o desenho como ferramenta básica

publicidade

Da infraestrutura até os filmes do homem-aranha, a Autodesk está presente com seus softwares para desenho. Realizados nos dias 12 e 13 de fevereiro na cidade de San Francisco, os Autodesk World Press Days foram uma oportunidade para conhecer os novos produtos da empresa, e também o que está por vir nos próximos anos.

A convite da Autodesk, a editora MundoGEO esteve presente ao evento, representada pelo editor das revistas InfoGEO e InfoGNSS, Eduardo Freitas Oliveira.

O principal conceito, que foi plenamente divulgado durante todo o evento, foi o de Building Information Model (BIM), que pode ser usado em diversas áreas, desde manufatura até games. Os levantamentos usando a tecnologia Lidar também foram citados em várias palestras, de áreas distintas.

Primeiro dia

O presidente da Autodesk, Carl Bass, abriu as apresentações afirmando que a inovação em design está no coração do que a empresa faz, e expôs alguns números sobre base de usuários e crescimento estimado da empresa.

Na seqüência, mostrou quatro fatores que têm direcionado as ações da empresa, e que foram recorrentes durante o evento: vida digital, globalização, crescimento da infraestrutura e preocupações com as mudanças climáticas.

Executivos das companhias multinacionais Ford, GM e Sony Pictures mostraram como estão usando as ferramentas da Autodesk em suas empresas.

Na Ford, os modelos tridimensionais são usados desde a concepção de um carro até a área de publicidade, para divulgar um veículo mesmo antes de sua fabricação, economizando assim milhões de dólares por ano. A GM tem obtido economia de 3 a 5% nos gastos usando modelos em 3D para a construção de suas instalações, que são mais de 170 em todo o mundo.

Já a Sony foi um show à parte, com a exibição de trechos de filmes que foram produzidos utilizando os softwares da Autodesk, principalmente o Autodesk Maya. A seqüência Homem-Aranha, o mais recente filme do Superman, e o ainda não lançado Beowulf, têm cenas inteiras criadas em ambiente virtual, mas que passam a impressão de serem reais.

A indústria de games é uma das que mais cresce em todo o mundo. Segundo um executivo da Autodesk, são os jogos que estão direcionando a inovação em design e também as necessidades de hardware.

O setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) não ficou de lado, e o conceito BIM foi amplamente utilizado para mostrar como os modelos 3D de edificações são a melhor forma para projetar, analisar e construir uma obra. Segundo um executivo do setor, a estimativa é que em 2009, 50% dos grandes projetos estejam usando modelos tridimensionais de edificações.

Na área geoespacial, o uso de BIM também foi divulgado e incentivado, através principalmente de levantamentos com a tecnologia Laser Scanning, que faz uma varredura do espaço e cria nuvens de pontos em 3D que são então integradas e formam modelos. Recriações de cidades inteiras, por exemplo, seriam poderosas ferramentas para governos municipais.

Segundo dia

No início do segundo dia, os programas em educação da Autodesk foram apresentados. Atualmente, a empresa possui centros na Rússia, Índia e China, onde estudantes são incentivados a criar novos produtos e novas tecnologias a partir dos softwares da Autodesk.

Na seqüência, workshops das áreas geoespacial, AEC, manufatura e entretenimento mostraram como executar procedimentos simples para alcançar um objetivo.

A China, com sua exuberante economia, foi representada por Li-Chih Fu, diretor de design da companhia Nanjing, que mostrou como os fatores culturais chineses foram levados em conta para o projeto de um automóvel, e como as ferramentas de design facilitaram o processo.

Revolução no design

Os problemas gerados pelas mudanças climáticas foram citados em várias apresentações, e a sustentabilidade em qualquer tipo de projeto é algo que deve ser sempre buscado. Recentemente, a Autodesk lançou a iniciativa Green, que incentiva o desenvolvimento sustentável. Acesse www.autodesk.com/green e saiba mais.

A Autodesk é a única empresa no mundo que está nos ramos de AEC, manufatura e entretenimento, e a mesma tecnologia de design é usada em várias áreas. Segundo a empresa, este é o momento de uma nova revolução no setor de design. É aguardar para ver.

publicidade
Sair da versão mobile