publicidade

Inpe inicia os testes estruturais dos satélites Cbers 3 e 4

publicidade

Começaram esta semana os testes estáticos do Modelo de Qualificação do Subsistema de Estrutura dos satélites Cbers-3 e 4, com lançamentos previstos para 2009 e 2011, respectivamente. O objetivo é simular as condições de carga que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento. Os testes estão sendo realizados no Laboratório de Ensaios Estruturais do Comando-Geral de Tecnologia Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos, onde também já foi testada a estrutura dos Cbers-1 e 2.

O projeto, a fabricação e os testes desse subsistema é de inteira responsabilidade do Brasil, que divide igualmente com a China o desenvolvimento dos Cbers-3 e 4. Para essa etapa, o Inpe contratou o consórcio Cenic/Fibraforte (CFF), que segue o projeto preliminar e os requisitos estabelecidos pelos Instituto.

Evolução natural

Os satélites Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. Para o Cbers-3 e 4, serão utilizadas no módulo carga útil quatro câmeras: PANMUX, MUXCAM (multiespectral), IRSCAM (média resolução) e WFICAM (amplo campo de visada), com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe

publicidade
Sair da versão mobile