publicidade

Ministério das Cidades integra bases de dados geográficos na internet

publicidade

Já está disponível na internet um mapa digital elaborado pelo Ministério das Cidades que reúne cerca de 800 indicadores sociais, demográficos, eleitorais e econômicos das regiões, dos Estados e de todos os 5.564 municípios brasileiros.

A ferramenta se chama GeoSNIC, que ainda está em versão inicial mas permite obter e cruzar dados sobre temas como resultados e participação nas eleições, déficit habitacional, índice de desenvolvimento humano, renda, movimentação bancária, receita com impostos e quantidade de estabelecimentos como salas de cinema e de shoppings centers.

Apesar de ainda não contar com imagens de satélite, a primeira versão o GeoSNIC foi apresentada durante a Marcha dos Prefeitos, que aconteceu esta semana e reuniu cerca de 3 mil chefes municipais em Brasília. A previsão do Ministério das Cidades é que as primeiras imagens satelitais, nos moldes do Google Maps, sejam incluídas nos próximos 15 dias.

Integração de bases de dados

O GeoSNIC, desenvolvido com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reúne informações de diversos órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Banco Central e Ministério da Fazenda, e possibilitará que os usuários tenham acesso a números hoje dispersos em diferentes bases de dados geográficos.

Justamente para conhecer melhor os projetos municipais, uma das funcionalidades oferecidas pelo GeoSNIC, que emprega software livre em sua tecnologia, é a possibilidade de os municípios acrescentarem informações próprias na plataforma on-line, assim como é feito no Wikipedia.

Conheça o GeoSNIC em www2.cidades.gov.br/geosnic.

publicidade
Sair da versão mobile