O Google está prestes a colocar na internet, com acesso aberto, mapas detalhados da devastação na floresta amazônica. A iniciativa surgiu após um pedido de ajuda do líder indígena Almir Suruí ao Google Earth, para mapear a terra de sua tribo e, assim, protegê-la do desmatamento. A tribo fica no município de Cacoal, em Rondônia, e faz parte da reserva indígena Sete de Setembro.
A diretora dos programas do Google Earth, Rebecca Moore, disse que ainda neste ano o site colocará os mapas na internet. A iniciativa deve colocar ainda mais pressão sobre o governo brasileiro, já que qualquer pessoa poderá acompanhar qual parte a floresta está desaparecendo.
Iniciativa histórica
Tanto para a tribo dos índios Suruís, de 1,2 mil habitantes, como para o Google, a iniciativa é considerada histórica. O Google Earth é um serviço de imagens de satélite e mapas via internet acessado diariamente por milhões de pessoas
Buscas
O Google ainda pretende adicionar palavras na língua falada pelos integrantes da tribo no buscador da empresa norte-americana.
