publicidade

Documentário sobre erosão costeira é exibido em Campos dos Goytacazes

publicidade

O filme "Atafona por quê?", realizado por um grupo de alunos e professores da UERJ e da UFF, será exibido em Campos dos Goytacazes pela primeira vez no próximo dia 14 de maio. O documentário mostra o balneário de Atafona, no litoral de São João da Barra, que vem sendo vítima de uma erosão costeira e será exibido logo após a palestra "Astronomia de Posição e Navegação", no Cefet-Campos, proferida pelo professor Gilberto Penha Ribeiro, produtor e idealizador do filme.

Com 18 minutos de duração, o documentário filmado em novembro de 2006 aborda inquietações demonstradas mediante às paisagens e ruínas no balneário. A direção é do professor Miguel Freire, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, roteiro de Clarissa Nanchery e foi realizado pelos alunos do curso de graduação de Mídia da UFF, com consultoria técnica de alunos do curso de geografia da UFF e do curso de engenharia cartográfica da UERJ.

A produção conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São João da Barra e tem trilha sonora assinada pelo Kina Mutembua, grupo musical composto por jovens de 11 a 22 anos que realiza um trabalho que integra capoeira com as danças afro e contemporânea.

A película, feita no modo coyleft, também pode ser baixada no site www.atafona.uerj.br/atafona_por_que.zip .

Fonte: Jornal Monitor Campista

publicidade
Sair da versão mobile