publicidade

Estudo monitora a influência da floresta Amazônica nas chuvas do país

publicidade

Idealizado pelo casal de exploradores ambientais Gérard e Margi Moss, o projeto Rios Voadores tenta descobrir o como funciona o regimde de chuvas que caem sobre o país, e com isso aprofundar os estudos sobre o transporte de vapor d’água da Bacia Amazônica para outras regiões do Brasil e da América do Sul.

Os chamados "rios voadores" são correntes de ar que carregam umidade do norte ao sul do Brasil. O termo tem uma explicação, pois a quantidade de vapor d’água transportada por essas massas de ar tem volume que pode ultrapassar a vazão de todos os rios das regiões centro-oeste, sul e sudeste.

A pesquisa procura responder algumas questões: como o desmatamento da Amazônia afetará o clima no resto do país; de que forma essa degradação afetará as chuvas das regiões sudeste e sul, de maior produção de energia hidroelétrica; e como essa umidade chega do norte ao sul do Brasil.

Rio Tefé (Foto: Margi Moss)A bordo do monomotor Sertanejo, o piloto Gérard vem percorrendo várias regiões do país e realizando coletas de vapor d’água. Desde o início do projeto, em junho de 2007, já foram realizados seis vôos. As amostras estão sendo analisadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) em Piracicaba.

Rio Tefé

+Informações
www.riosvoadores.com.br 

publicidade
Sair da versão mobile