publicidade

Projeto da Embrapa permite avaliar a infraestrutura da agroenergia no Brasil

publicidade

O monitoramento da infraestrutura crítica da agroenergia foi o tema de uma reunião de trabalho entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no final de abril.

A expansão da agroenergia no país está baseada em três eixos principais: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas e florestas energéticas. O projeto sobre a infraestrutura crítica da agroenergia propõe uma plataforma de trabalho baseada em um sistema de monitoramento por satélite e cartografia digital da dinâmica de investimentos e de mudanças no uso e ocupação das terras no país.

Novos investidores

Uma nova infraestrutura de alcooldutos, usinas, fábricas, estradas, novas redes de transmissão de energia elétrica, processamento e armazenagem está surgindo e atraindo novos investimentos públicos e privados. Por meio de instrumentos como o monitoramento por satélites e os sistemas de informações geográficas, é possível reunir informações que devem subsidiar as políticas públicas para o setor.

publicidade
Sair da versão mobile