A Novaterra Geoprocessamento finalizou no mês de maio a fase de implantação do sistema de informações geográficas baseado na internet para gerenciamento dos Programas Ambientais do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Serra do Facão, no Rio São Marcos, em Goiás.
Os serviços foram desenvolvidos para a Serra do Facão Energia S.A. (Sefac), contando com a colaboração de sua equipe técnica multidisciplinar. O AHE Serra do Facão situa-se a aproximadamente 290 km de Brasília, a 300 km de Goiânia e a 140 km de Uberlândia, com acesso pelo município de Catalão.
Segundo a Sefac, o GIS será uma ferramenta para trabalhar de forma integrada e eficiente as diversas informações da região, sendo especificamente utilizada no planejamento e na execução das diversas atividades exercidas pelas equipes responsáveis pelos 24 programas socioambientais, bem como no acompanhamento do andamento desses programas.
A implantação desse sistema na gestão socioambiental da implantação de uma usina hidrelétrica é considerada uma atitude pioneira e inovadora da empresa. A interface para consulta na internet é de acesso restrito, sendo utilizada por funcionários, acionistas e colaboradores cadastrados pela Sefac.
Os serviços da Novaterra para a Sefac incluíram ainda o imageamento em alta resolução de toda a área do futuro reservatório e entorno (cerca de 1570 km² de imagens Ikonos 2 ortorretificadas), com mapeamento de uso das terras, cobertura vegetal e edificações, para efeito de apoio ao programa de indenização e remanejamento de propriedades rurais.
+Informações
www.sefac.com.br
