publicidade

IBGE convoca a comunidade para discutir a infraestrutura nacional de dados espaciais

publicidade

Em atenção à construção da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dentro do seu plano de trabalho, está executando o projeto Sistema de Informações Geográficas do Brasil (SIG Brasil), que será o portal brasileiro de dados geoespaciais, nó principal para acesso aos dados, metadados e serviços relacionados.

Para tanto, o IBGE está organizando e estruturando um banco de dados geoespaciais constituído por informações geradas nas diversas instituições do governo federal, em um primeiro momento, e buscando em uma segunda etapa a adesão dos governos estaduais e municipais, com o propósito de disponibilizá-lo para tomadores de decisão e público em geral via tecnologia web.

Uma das etapas básicas do projeto é a organização e estruturação do conjunto das bases cartográficas do próprio IBGE em meio digital, de forma a poder disponibilizar essas bases para o conjunto de usuários de SIG, buscando sempre a cooperação através do compartilhamento dessas informações em bases distribuídas com outras instituições parceiras.

Para a construção dessas bases cartográficas, é primordial a adoção da estrutura e modelagem recomendadas para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), implementada pela Mapoteca Nacional Digital, bem como adotar o perfil de metadados geoespaciais proposto pela Concar. Todas as informações a serem disponibilizadas estarão em conformidade com os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) e do Open Geospatial Consortium (OGC).

BC250

Nesse sentido, o IBGE convida todas as instituições interessadas para conhecer, analisar e subsidiar, junto com o Instituto, a construção da Base Cartográfica Digital na escala de 1:250.000 (BC250), considerando, ainda, a necessidade de contratação de serviços especializados que possibilitem adequação e melhoria de bases existentes de forma a efetivar a incorporação em sistemas de informação geográfica atualmente em uso.

A reunião em questão visa dar conhecimento aos parceiros do IBGE e às empresas que atuam na área de mapeamento o projeto BC250 do IBGE, para a elaboração de propostas técnicas dos serviços relacionados abaixo e para dar a devida transparência e consistir as especificações com o objetivo de detalhar a licitação dos mesmos.

Base Cartográfica 1:250.000

Os serviços a serem executados são:

– Mapeamento Novo de 110 folhas;
– Atualização (cartográfica e do modelo de dados) de 50 folhas, incluindo a vetorização de 15 destas;
– Nas duas atividades anteriores será realizado o georreferenciamento dos insumos de imageamento através de pontos de campo e reambulação;
– Integração das folhas em uma única base de dados.

A reunião está marcada para as 14h30 do dia 27 de junho, no IBGE-CDDI (Rua General Canabarro,706 – Rio de Janeiro – RJ).

+Informações
Patrícia Vida ou João Bosco (21) 2142-4988

publicidade
Sair da versão mobile