publicidade

Pesquisa do Confea aponta falta iminente de engenheiros e tecnólogos no Brasil

publicidade

A falta de pessoal, principalmente de engenheiros, foi apontada na pesquisa "Mercado de Trabalho para o Engenheiro e Tecnólogo no Brasil", divulgada pelo Sistema Indústria em parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

O estudo foi feito com dados de 2007, e dá continuidade às ações do Inova Engenharia. Lançado em 2006, o programa foi criado para promover uma ação de mobilização nacional em prol da modernização na educação da engenharia brasileira.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas mais de mil empresas, de todos os portes e setores, oriundas de todas as regiões do país.

Entre outros dados divulgados pela pesquisa, destaca-se que o mercado de trabalho registra poucas empresas que empregam grande quantidade de engenheiros. As que têm em seus quadros até cinco engenheiros representam mais de 60% do mercado.

Tecnólogos

Do total das empresas entrevistadas, 39% disseram já ter contratado tecnólogos. Na média, são 7,5 tecnólogos por empresa, em comparação com os 12,7 engenheiros por empresa.

A pesquisa indica que, até o momento, a qualidade dos tecnólogos formados parece estar satisfazendo o mercado, que lhes dá uma média de 7,1, com 70% dos que fizeram a avaliação atribuindo-lhes notas entre sete e dez.

publicidade
Sair da versão mobile