publicidade

Conhecer para desenvolver: o Rio Grande do Sul visto do alto

publicidade

Ancorado em uma proposta inédita de parceria público-privada, a empresa Base vai gerar imagens do território gaúcho para que o Estado, municípios e empresas tenham uma ferramenta eficiente para planejar investimentos e para uma gestão territorial e ambiental que proporcione sólido crescimento em todas as atividades.

Com o apoio institucional do Governo do Rio Grande do Sul, a Base, empresa especializada na geração de imagens espaciais, produção de mapas, cartas e plantas, chega ao Rio Grande do Sul com o projeto “Conhecer para Desenvolver”, que prevê o registro, por meio de fotografias métricas, de imagens aéreas de todo o território do Estado. Com o resultado obtido será possível desenvolver com mais precisão estudos e projetos nas áreas de preservação ambiental, florestal, arquitetura, mineração, construção de barragens, rodovias, ferrovias, hidrovias, saneamento básico, energia, telefonia, entre outras.

O território gaúcho totaliza 283 mil km², que deverão ser imageados por meio de mais de 55 mil km de linhas de vôo, resultando em aproximadamente 21 mil imagens com resolução espacial de 60 cm.

Custo zero para o Estado

O trabalho deverá ser concluído em um ano e seu custo direto está orçado em aproximadamente R$ 4.890.000,00, recursos que deverão ser obtidos por meio de aquisição, pela iniciativa privada, de cotas de participação. De acordo com o Termo de Convênio assinado entre a empresa Base e o governo do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, o custo para o Estado será zero, cabendo a este o apoio institucional. Em contrapartida, terá disponível todo o resultado do levantamento para aplicação de políticas de desenvolvimento e de preservação de seus recursos territoriais.

O Rio Grande do Sul foi pioneiro em mapeamento sistemático no Brasil, realizado pela Primeira Divisão de Levantamento da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, iniciado há mais de 100 anos. O projeto agora apresentado significa a oportunidade de resgatar esse espírito de ineditismo e de atualizar as informações do território.
 
Com os registros fotográficos a empresa vai gerar imagens digitais e foto-índices. Esses produtos serão fornecidos ao Estado para uso exclusivo nas secretarias e autarquias estaduais. A iniciativa privada terá acesso às imagens de sua área de interesse, para uso próprio, na quantidade proporcional à sua cota de participação. As imagens produzidas serão anexadas ao acervo Base.

+Informações
www.base.eng.br 
info@base.eng.br 

publicidade
Sair da versão mobile