publicidade

Satélite Goce será enviado ao espaço para investigar a forma e o campo gravitacional da Terra

publicidade

Para mapear com precisão inédita a superfície de referência da Terra, a Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) lançará em setembro o satélite Goce. Trata-se da mais completa missão já organizada para investigar o campo gravitacional e mapear a forma do planeta, em escala global e com resolução e exatidão sem precedentes.

Com lançamento previsto para 10 de setembro, o Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade (Goce, na sigla em inglês) será posicionado em órbita, a "apenas" 260 quilômetros de altitude, por um foguete russo Rockot.

Gravimetria

O satélite de uma tonelada carregará um conjunto de seis acelerômetros de alta sensibilidade que medirão os componentes do campo gravitacional terrestre em seus eixos. Os dados coletados serão usados para fornecer as medidas do geóide e das anomalias gravitacionais.

Com uma melhora significativa do conhecimento da física da Terra e a investigação do clima, o Goce permitirá entender melhor como funciona o planeta, e além disso terá importantes derivações, tais como um maior conhecimento da circulação do oceano e da variação do nível do mar.

O satélite faz parte do programa de Exploração da Terra da ESA, que tem outras duas missões em desenvolvimento. A primeira, com lançamento previsto para 2012, é a ADM-Aeolus, para estudo da dinâmica da
atmosfera terrestre. A EarthCare, que investigará o balanço radioativo do planeta, está programada para três anos depois.

+Informações
www.esa.int/goce

publicidade
Sair da versão mobile