A primeira constelação comercial de satélite de sensoriamento remoto esta a caminho do espaço. A RapidEye AG lança simultaneamente cinco satélites nesta sexta-feira.
Com o iminente lançamento do foguete DNEPR-1, da base de Baikonur, no Casaquistão, os preparativos para o início da operação de serviços de geoinformaçção RapidEye AG vão para a fase final e, desse modo, já nada se
coloca à frente do arranque da empresa no mercado mundial de geotecnologia.
Todos os cinco satélites de observação da Terra RapidEye serão enviados por esse foguete para o espaço e circularão quinze vezes por dia em volta da Terra uma órbita solsincrona.
Com essa nova constelação em órbita e a utilização de tecnologia de ponta, a RapidEye estará em condições de fornecer diariamente aos seus clientes imagens de alta qualidade sobre qualquer ponto da Terra. O sistema é complementado com uma estação de controle terrena para o processamento e armazenamento de dados. Os dados de imagem obtidos pelas câmaras a bordo destes satélites são especialmente adequados para fornecer respostas a questões relacionadas as áreas de agricultura, silvicultura, monitoramento do uso do solo e cartografia, entre outras.
No Brasil, os produtos gerados pelos satélites RapidEye serão comercializados pela Santiago & Cintra Consultoria.
Sobre o decorrer do programa do evento de lançamento e o estado atual da missão de satélites, a RapidEye
presta informações na página www.rapideye.de/launch2008.
