publicidade

GeoEye firma acordo para fornecer com exclusividade imagens de satélites para o Google

publicidade

A GeoEye anunciou que vai fornecer imagens de alta resolução para os serviços Google Earth e Maps, a serem obtidas a partir do mais novo satélite da empresa, o GeoEye-1, cujo desenvolvimento custou mais de meio bilhão de dólares. O veículo deverá entrar em órbita no próximo sábado,dia 6 de setembro.

Segundo Mark Brender, porta-voz da GeoEye, a logomarca da Google está estampada no primeiro estágio do foguete Delta II que levará o satélite até sua órbita. Com resolução espacial de até 1,65 metro nas imagens multiespectrais, e 41 centímetros nas pancromáticas , o GeoEye-1 será o satélite comercial com melhor detalhamento disponível no mercado.

Segundo um comunicado do Google, a combinação das imagens de alta resolução da empresa GeoEye, dos dados com alta precisão do satélite GeoEye-1 e a capacidade de busca do Google proverá aos usuários acesso a imagens e mapas cada vez mais detalhados da Terra.

O Google já utiliza imagens de várias fontes, obtidas através de aerofotogrametria ou com  imagens de satélites como o Ikonos e o WorldView-1, por exemplo. Segundo o acordo, o Google continuará a usar imagens de diversas fontes, porém a GeoEye firmou um compromisso de fornecer dados do novo satélite exclusivamente para o Google Earth e Maps, deixando de lado outros serviços baseados em imagens.

publicidade
Sair da versão mobile