publicidade

Segunda escola de formação sobre o Galileo será realizada em outubro

publicidade

Galileo, o Sistema Europeu de Navegação por Satélites (GNSS), representa o projeto tecnológico e de inovação mais importante da União Européia. Iniciativa comum entre a Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e a Comissão Européia, o Galileo trará uma quantidade considerável de vantagens tecnológicas, oferecendo numerosos serviços com alto valor agregado por todo o mundo. Além disso, o Galileo fomentará o desenvolvimento de novos serviços universais com um amplo leque de aplicações.

A Cooperação Internacional é uma dimensão essencial e chave para os programas Europeus de GNSS. Mais específicamente, um componente importante da Cooperação Internacional se refere à cooperação entre a América Latina e a Europa, apoiada desde 2005 pelo Centro de Informação do Galileo (GIC), e seu papel central de disseminação e de informação através, por exemplo, de atividades educativas na região. De fato, a educação em GNSS parece ser a resposta mais eficaz à preparação dos profissionais do futuro no setor de GNSS, em expansão, e às necessidades industriais inovadoras.

Nesse contexto, o GIC organizou a primeira Escola de Verão do Galileo para a América Latina, que se levou a cabo em dezembro de 2007 no Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espacial para America Latina e o Caribe (CRECTEALC) Campus Brasil, em Santa Maria, RS.

O GIC e o CRECTEALC/Campus México, em colaboração com o  Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (INAOE), convida toda a comunidade a participar da Escola do Galileo, nos dias 1 e 2 de outubro de 2008 o Auditório do INAOE, em Tonantzintla, Puebla, México.

Na ocasião, será oferecida uma formação completa sobre o Galileo e o EGNOS. O curso oferecerá classes e conferências intensivas durante dois dias: introduzirá os sistemas de navegação por satélites existentes, com um enfoque especial nos programas europeus. O curso apresentará os sistemas atuais Galileo e EGNOS: princípios, arquitetura, sinal e serviços, assim como suas aplicações ao nível mundial, que estarão disponíveis em um futuro muito próximo.

As conferências serão apresentadas po uma equipe de especialistas e profissionais na área de GNSS, proporcionando uma formação robusta e completa no Galileo. A língua de ensino será o espanhol.

+Informações
www.galileoic.org/la

publicidade
Sair da versão mobile