A empresa britânica SSTL completou a fase de testes de análise dos sinais do satélite Giove-B para a Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês). Os resultados sugerem que o segundo satélite do sistema Galileo está operando normalmente.
Durante os meses de maio e junho, a equipe da SSTL responsável pelos teste do Galileo processou dados adquiridos por uma antena de 25 metros de diâmetro, localizada nas instalações do Observatório de Chilbolton, na Inglaterra, para analisar a freqüência, a força da transmissão e a estrutura dos três sinais do Galileo.
Além do sinal BOC, já transmitido pelo primeiro satélite, o Giove-A, o novo satélite está transmitindo também o novo sinal MBOC, segundo o acordo firmado com os EUA em 2007 de compatibilidade com o sistema GPS. Os testes também mostraram que o relógio atômico a bordo do Giove-B opera corretamente.
Seguindo a fase de testes do Giove-B, a SSTL refez os testes com o Giove-A. Os resultados confirmaram que o satélite, que está transmitindo sinais desde o início de 2006, tem funcionado a contento.