publicidade

Brasil será sede do simpósio internacional sobre monitoramento de florestas

publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Grupo de Observação da Terra (GEO) promovem no Brasil o GEO Forest Monitoring Symposium. No simpósio internacional sobre monitoramento florestal, especialistas e gestores vão discutir tecnologias de sensoriamento remoto e a importância de satélites e radares na formulação de políticas para gestão e conservação das florestas.

O evento será realizado em Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, de 4 a 7 de novembro de 2008. O GEO, organização intergovernamental que congrega 71 países e a Comissão Européia, atualmente está empenhado na operação do Geoss, um sistema global para fornecimento de informações detalhadas da Terra, obtidas a partir de diversos instrumentos e técnicas. Com a missão de transformar os dados coletados em informação vital para a sociedade, o Geoss reúne instituições de pesquisa do mundo inteiro para ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do Planeta.

O evento é dirigido a pesquisadores, especialistas em sensoriamento remoto e gestores de instituições públicas e organizações não-governamentais com projetos relacionados a armazenamento de carbono, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade e de produtos e serviços derivados dos ecossistemas florestais.

TerraAmazon

Baseado em imagens de satélites, o sistema brasileiro desenvolvido pelo Inpe para monitorar o desmatamento na Amazônia é reconhecido internacionalmente por sua excelência e pioneirismo. Através do Geoss, uma iniciativa do grupo intergovernamental GEO, o Inpe ofereceu o seu sistema TerraAmazon a qualquer país interessado em monitorar suas florestas.

O TerraAmazon é utilizado no cálculo anual do desflorestamento feito pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes).

+Informações
www.dpi.inpe.br/geoforest
www.obt.inpe.br/prodes

Com informações da Assessoria de Imprensa do Inpe

publicidade
Sair da versão mobile