publicidade

Agrimensores, topógrafos, cartógrafos e geógrafos

publicidade

Com centenas de mensagens por mês, as listas e fóruns de discussão ligados a categorias profissionais são um território perfeito para a defesa de direitos e para a busca de novos mercados de trabalho. Ofertas de emprego, concursos públicos e decisões judiciais sobre atividades profissionais são veiculados quase em tempo real, e geram respostas e comentários instantâneos.

Alerta para oportunidades de trabalho

Uma oferta de emprego divulgada na lista da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (Abec-SP), no início de agosto, causou grande repercussão devido aos comentários negativos sobre as condições de trabalho no local.

De uma maneira informal, os cartógrafos emitiram suas opiniões sobre o empregador e a empresa, o que deve ter influenciado a decisão dos listeiros de atender ou não a oferta.

Com mais de 500 participantes, a lista da Abec-SP tem se mostrado uma excelente ferramenta para a defesa dos direitos dos engenheiros cartógrafos. Assim como a listageografia, o grupo divulga oportunidades de trabalho e notícias relativas à área, mas principalmente informações sobre a defesa do campo de atividade dos profissionais.

No grupo dos geógrafos, que tem mais de 2,5 mil pessoas, a exclusão de profissionais da área, em um concurso para a BR Distribuidora, foi causa de grande indignação e protestos em agosto.

Para conhecer as listas, acesse http://br.groups.yahoo.com/group/ABEC-SP e http://br.groups.yahoo.com/group/listageografia.

Trabalho temporário

Também na Abec-SP foram debatidos os detalhes sobre um concurso da Escola de Administração Fazendária (Esaf), para o preenchimento de vagas temporárias. Segundo um dos participantes, essa é uma ótima oportunidade para quem está desempregado, mas o caráter “temporário” é uma forma do governo contratar mão de obra especializada e se livrar de muitos ônus, como por exemplo a realização de concursos mais exigentes.

Topógrafos desiludidos

A falta de literatura voltada para a prática foi debatida no final de julho e início de agosto na lista de discussão TopografiaGeral. Segundo vários comentários, os autores de livros da área se preocupam muito com a apresentação teórica de conceitos e fórmulas, mas não mostram como tudo isso pode ser usado no trabalho diário.

Para um dos listeiros, a topografia não pode ser aprendida em livros, mas sim no campo. Segundo ele, “para ser bom topógrafo tem de se saber alguma matemática, alguma geometria, ter muita vontade de trabalhar e de partir pedra”. Segundo outro participante da lista TopografiaGeral, mesmo em universidades renomadas há autores que se preocupam em rechear livros com teoria e que deixam a prática de lado. Nas palavras de um agrimensor português que participa do grupo de discussão, “muita parra e pouca uva”.

Para conhecer a lista TopografiaGeral, acesse http://br.groups.yahoo.com/group/TopografiaGeral.

Vacas magnéticas?

Um assunto curioso que bombou nos últimos dias, nas listas de GPS, foi um suposto estudo de cientistas alemães sobre a tendência do gado de alinhar o corpo em relação à linha norte-sul magnética.

A história, sobre o uso do gado como bússola, parece ser apenas mais uma lenda da internet, mas a realidade é que a capacidade dos bois e vacas de saberem onde está o norte rendeu longas discussões em blogs, fóruns e listas de discussão na internet. O Technorati, que mede a “audiência” de um termo em blogs de todo o mundo, mostrou um pico no final de agosto para o termo “magnetic cows”.

Para pesquisar as citações de termos em blogs, acesse http://technorati.com.

Por Eduardo Freitas Oliveira

publicidade
Sair da versão mobile