publicidade

MundoGEO 10 Anos: presente e futuro do georreferenciamento de imóveis rurais

publicidade

MundoGEO X AnosComemorando 10 Anos, o Portal MundoGEO relembra as matérias, reportagens e artigos que foram publicados desde 1998 nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto, cartografia, agrimensura e GNSS.

A edição 11 da revista InfoGNSS Geomática (antiga InfoGPS) trouxe na capa uma reportagem sobre o georreferenciamento de imóveis rurais:

"A lei 10.267/01 surgiu com a promessa de acabar com a grilagem de terras. O material produzido para a divulgação da lei anunciava que ‘grilagem de terra e latifúndio agora são coisas do passado’. A nova legislação surgiu em conseqüência de uma demanda há muito reprimida. A pressão social por instrumentos que contribuíssem para a agilização de ações fundiárias fez com que se tornasse premente a elaboração do instituto legal ao qual nos referimos, bem como os regulamentos que se seguiram. Trata-se de uma oportunidade única de dotar o país de um instrumento poderoso para um gerenciamento territorial eficaz. Além do georreferenciamento dos imóveis rurais, a lei trata de outros pontos importantíssimos: o intercâmbio de informações com o registro de imóveis, fundamental em ações ambientais e de regularização, e a criação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), um cadastro único de informações sobre os imóveis rurais do país".

Leia a íntegra da reportagem sobre o georreferenciamento de imóveis rurais.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.

publicidade
Sair da versão mobile