publicidade

Seção do Leitor

publicidade

Sobre a matéria “Topógrafos desiludidos”, realmente a situação é desesperadora. Ainda mais agora com essa tecnologia satelital, tenho visto muito logro no que se refere à parte de estatística. Esse assunto tem que ressoar e ecoar com mais sobrepujança. Do jeito que está, a sociedade de um modo geral está sendo prejudicada e nós, nesse contexto, somos a bucha de canhão, porque o analista se apóia em normas técnicas mal elaboradas, que por sua vez se espelhou em literatura pífia, recheada de conceitos acadêmicos.
Mário Santiago
Topógrafo

Gostei muito da qualidade do papel, das matérias e informações. Sem sombra de dúvida foi minha melhor aquisição durante este ano.
Alexsandra Rocha
Instrutora Cartográfica

Sou assinante da InfoGNSS e, ao ler os artigos “Benefícios diretos (e indiretos) do georreferenciamento” e “Quem ganha com o georreferenciamento de imóveis?”, ambos de grande importância e interesse para nós, profissionais da área de agrimensura, decidi enviar esta mensagem. Soube também que no GEO Summit Latin America 2008 especialistas da área discutiram e analisaram os detalhes técnicos que envolvem a nova versão da norma técnica para georreferenciamento de imóveis rurais. Gostaria de saber se é possível me enviar algum material sobre a revisão da norma, pois tenho grande interesse e necessito de informações atualizadas.
Rosane de Castro Costa
Engenheira agrimensora

Prezada Rosane
A Norma está em fase final de revisão, e as informações serão publicadas em primeira mão no Portal MundoGEO e na revista InfoGNSS Geomática.

Sou assinante da revista on-line InfoGNSS Geomática. Tenho tentado pesquisar no portal de vocês informações sobre tabelas de preços médios de mercado de produtos e serviços de geomática, compreendendo a aquisição e conversão de dados, levantamentos de campo, processamento fotogramétrico e cartográfico, etc.. Infelizmente, não tenho obtido sucesso nessa tarefa. Ficarei muito agradecido caso possam me enviar alguma informação a respeito do tema.
Jorge Luís Nunes e Silva Brito
Ph.D.

Prezado Jorge
Você pode encontrar informações nesse sentido no site da Associação das Empresas de Topografia do Estado de São Paulo (Aetesp), na aba “Preços”: 
www.aetesp.com.br.

Errata

Na tabela de equipamentos da página 50, as informações corretas da estação total Leica Série TPS1200+ são as seguintes: data de lançamento 2007; precisão angular de 1 a 5”; precisão linear de 1mm+1,5ppm; alcance com prisma padrão de 3000m; alcance sem prisma de 400m (modelo Power) ou 1000m (modelo Ultra); memória interna de 64MB (opcional); memória externa de até 1GB; display gráfico LCD em cores (320×240 pxl); e tela com iluminação e touch screen.

publicidade
Sair da versão mobile