publicidade

Programação completa do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto já está disponível

publicidade

Já estão confirmadas duas sessões especiais, 11 workshops e três mesas-redondas na programação do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que será realizado de 25 a 30 de abril em Natal, Rio Grande do Norte.

Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o evento é considerado o maior do Brasil sobre tecnologias de sensoriamento remoto, como satélites e radares, e geoprocessamento. A extensa programação também contempla painéis, exposições orais, palestras e uma exposição técnica.

Sessões especiais

Os temas das sessões especiais são "Sensoriamento remoto na França: história e perspectivas" e "Satélites brasileiros de observação da Terra.

A primeira, coordenada por Joël Barre, diretor do Centro Espacial da Guiana Francesa/CNES, e Frédéric Huynh, do Institut de Recherche por le Développement (IRD), integra as atividades do "Ano da França no Brasil" e irá apresentar os avanços da tecnologia espacial daquele país e seus benefícios para a sociedade e o desenvolvimento sustentável.

Na sessão coordenada por José Carlos Neves Epiphanio, do Inpe, serão discutidos os aspectos técnicos dos satélites de observação da Terra em funcionamento e suas atuais condições de operação. Também serão
abordados o processamento e a qualidade dos dados do satélite sino-brasileiro Cbers e o impacto da distribuição gratuita de suas imagens no Brasil e no mundo, bem como os mecanismos de armazenamento e distribuição dos dados de todos os satélites gerenciados pelo Inpe.

Mesas-redondas

A mesa-redonda sobre o monitoramento da Amazônia terá a coordenação de Dalton Valeriano, do Inpe, e Carlos Souza Jr., do Imazon. Também já foram confirmadas mesas-redondas sobre a aplicação do sensoriamento remoto na educação, esta coordenada por Nelson Wellausen Dias, da Unitau, e Homero Fonseca Filho, da USP; e sobre a Caatinga, que será conduzida por Luciano José de Oliveira Accioly, da Embrapa.

+Informações
www.dsr.inpe.br/sbsr2009

publicidade
Sair da versão mobile