Uma pesquisa recente, feita pelos Institutos Greenhouse Gas Management e Sequence Staffing, mostrou que o mercado de carbono e outras atividades ligadas às mudanças climáticas não encontram profissionais qualificados para as vagas que oferecem.
O 2009 Greenhouse Gas and Climate Change Workforce Needs Assessment Survey Report entrevistou 700 executivos, cientistas e líderes de organizações dos setores público, privado e sem fins lucrativos, de todo o mundo, e revelou que 84% consideram difícil achar profissionais capacitados para o setor e que 87% acreditam que isso será um grave problema nos próximos anos.
No Brasil o cenário não é diferente, pois existem centenas de ONGs, programas governamentais e empresas oferecendo vagas que não são preenchidas pela falta de pessoas capacitadas.
Ainda de acordo com o relatório, 82% dos entrevistados acreditam que as instituições educacionais não estão fornecendo as habilidades e conhecimentos para treinar os profissionais que ingressarão na área.
A pesquisa conclui também que 85% dos entrevistados acreditam que a economia verde deve ter um crescimento de 25% no próximo ano.
Fonte: CarbonoBrasil