publicidade

Sistema de navegação Glonass deve oferecer serviços globais a partir de 2010

publicidade

O sistema russo de navegação por satélites Glonass deverá tornar-se verdadeiramente global a partir de 2010. Foi o que anunciou Anatoly Perminov, diretor da Agência Espacial Russa (Roscosmos), em um pronunciamento realizado esta semana.

Segundo o comunicado, os serviços em solo do sistema Glonass poderão ser coordenados pela Academia Russa de Ciências, incluindo a construção de centros de controle nas instalações da instituição.

Cuba e Venezuela

Para tornar-se global, o sistema necessita de um número mínimo de satélites e de estações em solo, espalhadas ao redor do mundo. A Rússia anunciou recentemente que está em negociações para instalação de centros de controle em Cuba e também na Venezuela, além de outros países.

Global só em 2010

A constelação Glonass conta hoje com 20 satélites, sendo 19 em operação e um em fase de manutenção. O grupo de veículos provê serviços ininterruptos de navegação em todo o território russo.

A partir dos lançamentos de novos satélties em 2009 e 2010, o sistema contará com o número mínimo de 24 veículos para oferecer serviços em todo o globo.

publicidade
Sair da versão mobile