publicidade

Saiba como minimizar impactos ambientais no georreferenciamento em áreas de preservação

publicidade

Os conceitos envolvidos no levantamento geodésico para georreferenciamento de imóveis rurais requerem também a determinação de limites em ambientes com vegetação nativa. Muitas vezes esses são espaços protegidos e unidades de conservação, onde devem ser preservados o ambiente e os seres que dependem do seu equilíbrio.

Nesses locais, a vegetação densa pode impedir ou restringir o uso de imagens e fotografias aéreas, bem como o uso de cartas e mapas traz consigo efeitos do mesmo problema, pois são produtos originados com aqueles métodos indiretos. Pode-se acrescentar ainda que, geralmente, encontram-se disponíveis em escalas pequenas e desatualizados para esses objetivos.

O uso desses produtos implica em uma definição de critérios caso a caso, pois envolvem simplificações na interpretação do traçado, onde se depara com omissão de feições, generalização cartográfica e determinação gráfica de coordenadas, exemplos de procedimentos expeditos impróprios à definição e demarcação de limites ou linhas de referência no georreferenciamento de imóveis rurais. Tais procedimentos poderiam justificar-se somente em casos extremos, onde não há viabilidade para alternativas.

Leia a íntegra do artigo sobre levantamentos em áreas de preservação.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.

publicidade
Sair da versão mobile