publicidade

Inpe divulga novo ranking sobre a incidência de raios por município

publicidade

Um Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revela aumento significativo na incidência de raios nos últimos dois anos.

Publicado nesta terça-feira, o novo ranking de descargas atmosféricas por município para o biênio 2007-2008 abrange nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo o novo levantamento, em 2008 o número total de descargas atmosféricas na região pesquisada chegou a 7,5 milhões. Em 2007, foram 5,2 milhões de raios. Já o levantamento do biênio anterior tem registros de 3,7 milhões de descargas em 2005 e 5,8 milhões, em 2006.

O Brasil, por sua extensão territorial e proximidade ao equador geográfico, é o país com maior incidência de raios do mundo.

Os dados de descargas atmosféricas foram obtidos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT) e processados por um modelo de eficiência de detecção desenvolvido pelo Elat/Inpe, que permite corrigir os dados em função do estado de funcionamento dos sensores da rede ao longo do período analisado.

Lançamento

Também nesta terça-feira, os pesquisadores do Elat/Inpe lançam a segunda edição do livro "Relâmpagos". A obra traz explicações detalhadas sobre como se proteger e evitar prejuízos causados pelos raios, sua incidência em diferentes regiões do país e as mudanças na incidência de raios esperadas para as próximas décadas em função das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

+Informações
www.inpe.br/ranking

publicidade
Sair da versão mobile