publicidade

Satélite Envisat registra recuperação do solo após terremoto no Irã

publicidade

Com ajuda do satélite Envisat, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), um grupo de cientistas conseguiu registrar o processo de regeneração do solo após o terremoto que atingiu a região da cidade de Bam, no Irã, em 2003.

Com magnitude estimada em 6,3 na escala Richter, o terremoto provocou a morte de mais de 26 mil pessoas, ferindo outras 30 mil e destruindo a cidade.

As imagens, obtidas pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e Riverside e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, revelam a deformação e a recuperação da crosta terrestre, na primeira vez em que o fenômeno pode ser observado diretamente.

Os pesquisadores usaram uma técnica de sensoriamento remoto conhecida como InSAR para montar um conjunto de imagens feitas por radar que ressalta as variações na deformação na superfície nos três anos seguintes ao terremoto.

O artigo Shallow fault-zone dilatancy recovery after the 2003 Bam earthquake in Iran, de Eric Fielding e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

Fonte: Agência Fapesp

publicidade
Sair da versão mobile