publicidade

Novo satélite promete fornecer dados mais precisos para o estudo da forma da Terra

publicidade

Após vários adiamentos por motivos técnicos, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou esta semana o Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade (Goce, na sigla em inglês), que inaugura um novo capítulo na história da observação da Terra.

O Goce é o primeiro de uma nova família de satélites da ESA concebidos para estudar o planeta. Trata-se da mais completa missão já organizada para investigar o campo gravitacional e mapear a forma da Terra.

Concepção artística do Goce (Imagem: ESA)Forma da Terra

Durante 24 meses o satélite irá recolher dados tridimensionais da gravidade terrestre ao longo da superfície de todo o planeta. Os dados serão processados para produzir o mapa mais preciso já feito do campo gravitacional da Terra, permitindo aperfeiçoar o formato do geóide.

O principal instrumento científico do Goce é um medidor de gravidade de última geração que incorpora seis acelerômetros altamente sensíveis. Os dados recolhidos vão fornecer uma precisão de um a dois centímetros na altitude do geóide e 1 mGal para a detecção de anomalias do campo de gravidade.

Com informações do site Inovação Tecnológica

publicidade
Sair da versão mobile