Como o cidadão pode ajudar a preservar o meio ambiente? É a esta pergunta que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) de São Paulo pretente responder com o livro “Ecocidadão”, lançado em 24 de março no Centro de Referência em Educação Ambiental.
A obra, com 110 páginas, impressa em papel reciclado, foi escrita por Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, técnicas da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Com farta ilustração em cores, a publicação é dirigida aos professores do ensino fundamental e médio e pesquisadores das áreas de ecologia e meio ambiente.
Em linguagem de fácil entendimento, enumera exemplos de atitudes que devem ser tomadas para evitar ou amenizar os problemas ambientais como o desperdício de água e energia, geração de lixo, ruídos, aquecimento global, preservação da fauna e flora, e outros. Mostra, ainda, de forma didática o que pode ou não ser reciclado e traz dicas sobre como um “ecocidadão” deve proceder em seu dia a dia.
Na apresentação do livro, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, salienta que “a construção do planeta sustentável dependerá do ativismo ecológico, seja a ação dos governos, seja a participação da sociedade. Essa pró-atividade levará à formação de uma sociedade ecocidadã”.
Cadernos de Educação Ambiental
O “Ecocidadão” é o segundo titulo da série “Cadernos de Educação Ambiental”, iniciada em novembro de 2008 com o livro “As águas subterrâneas do Estado de São Paulo”. Ao todo, 19 publicações abordarão temas como agricultura sustentável, aquecimento global, biodiversidade, consumo, ecoturismo e outros, para serem trabalhadas em salas de aula e que servirão também de suporte para pesquisadores, técnicos, ambientalistas e outros profissionais, em suas atividades.