Sabe aquela história de editar uma cota e passar o projeto pra frente? Já era!
Semana passada estive no lançamento da linha 2010 da Autodesk, em São Paulo, e foi anunciada uma "quebra de paradigmas" com a nova versão do software.
Segundo os executivos presentes no evento, esta é a terceira grande mudança no AutoCAD, sendo a primeira quando o software migrou para os PCs e a segunda no lançamento da versão estável para Windows (R14, que até hoje é usada). Agora o software introduz o conceito de "parametria" no fluxo de trabalho.
A parametria é o seguinte: uma nova caixa de ferramentas permite indicar se duas linhas são paralelas ou perpendiculares, ou que dois círculos são concêntricos, etc.. A partir disso, não importa o quanto eu mova ou estique o desenho, em 2 ou 3 dimensões, essas entidades continuarão relacionadas entre si.
Parece algo simples, mas eu vi na prática e o buraco é bem mais embaixo. Se eu editar uma cota, o desenho vai junto, e com ele todas as linhas que são paralelas ou perpendiculares. É uma mudança conceitual na forma de editar projetos.
Toda a linha 2010 vem com essa novidade: AutoCAD Map, AutoCAD Civil, etc.. Na ocasião, também foram lançados o AutoCAD Raster Design, o Autodesk MapGuide Enterprise e o Topobase 2010.
Outras novidades desta versão são a criação de desenhos "à mão livre", o suporte avançado para PDF, a impressão 3D de protótipos e um novo formato de arquivo dwg.