publicidade

Brasil recebe novo navio hidroceanográfico para pesquisas na Antártica e na América do Sul

publicidade

A Marinha vai receber nesta terça-feira, dia 7, o Navio Polar Almirante Maximiano, adquirido por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita à Antártica no início do ano passado. A incorporação à frota brasileira ocorreu no dia 3 de fevereiro deste ano na cidade de Bremerhaven, na Alemanha.

A embarcação vai apoiar as pesquisas brasileiras na Antártica, juntamente com o Navio Oceanográfico Ary Rongel, e será utilizada também na área da América do Sul, na coleta de dados hidroceanográficos de interesse meteorológico e em estudos ligados à cartografia náutica.

Para se adequar às novas funções, foram feitas adaptações estruturais no navio, como a construção de laboratórios, espaços habitacionais, hangar e convés de vôo para operar aeronaves, podendo comportar aviões Esquilo e helicópteros.

A aquisição do Comandante Maximiano foi feita por meio de convênio entre a Marinha, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Com informações da Agência Brasil

publicidade
Sair da versão mobile