publicidade

Seminário GEOWEB & GPS discutiu tendências da localização e apontou novas oportunidades de negócios

publicidade

Os principais executivos e empresas do setor de localização estiveram presentes ontem, dia 15 de abril, no Bourbon Convention Ibirapuera, no evento realizado pela editora MundoGEO, com o objetivo de analisar o futuro do mercado e investigar novas formas de aplicação de ferramentas de localização no mercado corporativo. Segundo números oficiais, 172 participantes se reuniram em uma série de oito debates, que cobriram todos os assuntos mais importantes do setor.

Com o tema central “Descubra como agregar valor aos negócios usando análise geografia e localização”, assuntos como a junção da GEOWEB & WEBGIS, os desafios das empresas que produzem mapas, as aplicações corporativas dos mapas na web, mashups, mapeamento colaborativo, popularização do GPS em “smartphones“, imagens de satélites, fotos aéreas, rastreamento de veículos e pessoas e o multiuso dos navegadores foram abordados de forma dinâmica.

"Este seminário marcou uma mudança de paradigma em eventos de geomática e serviços de localização, pois seu formato permitiu uma ampla interatividade dos presentes. Foi um momento raro de reunir num mesmo local produtores de conteúdo e usuários da geoinformação dos mais diferentes tipos, discutindo temas em comum, como as novas oportunidades de negócios na área de GEOWEB, WEBGIS e nos serviços de navegação e localização em carros, cargas e pessoas através das tecnologias de GPS e GPRS”, comemora Emerson Zanon, diretor da MundoGEO.

Em cada painel, três debatedores e um mediador foram responsáveis por apresentar linhas gerais sobre o tema proposto, e a plateia era convidada a participar com perguntas. O formato possibilitou o surgimento de novas ideias a partir do confronto de opiniões e visões diferentes sobre um mesmo tema, como a discussão levantada durante a apresentação de Rafael Siqueira, CTO da LBS Local, sobre a identificação de usuários em portais colaborativos.

“A abrangência de conteúdo que pudemos presenciar durante o evento foi ótima, pois abordou toda a demanda do dia-a-dia do setor. As discussões nos deram subsídio do que há de melhor no mercado e o que nossos concorrentes estão fazendo. Dessa forma, podemos traçar uma linha de trabalho ainda melhor”, afirma Alexandre Mendes, da Gisplan.

O diretor de operações da Movix, Carlos Roberto Borges, que falou sobre o multiuso dos navegadores também aprovou o formato. “Este seminário está mais dinâmico e interessante. Os assuntos estão mais ligados a tendências e não a termos técnicos, e quem assistiu às discussões com certeza sai com a cabeça mais aberta para o mercado como um todo”, afirma ele.

Já Wagner Pacífico, diretor de marketing da Multispectral, apontou o tema que mais chamou sua atenção. “Um dos debates mais interessantes foi sobre o uso do GPS em ‘smartphones’ e PDAs, apresentado pelos executivos da Nokia, Vivo e Nextel, uma vez que falou sobre dois mundos apartados que se unem. Ficou claro que uma tecnologia não substitui a outra, é apenas a evolução do celular”, destaca.

Estiveram presentes, como participantes do evento, empresas como UOL, Caixa Econômica Federal, O Boticário, Bradesco, IBGE, Fiat, C&A, Porto Seguro e Nestlé, entre outras. Os interessados em ouvir os temas apresentados podem acessar o podcast do evento que estará disponível a partir da próxima semana no portal da editora MundoGEO.

+Informações
www.mundogeo.com/seminarios/GG

publicidade
Sair da versão mobile