publicidade

China lança novo satélite de sensoriamento remoto Yaogan VI

publicidade

A China anuncia que lançou, na última quarta-feira, o satélite de sensoriamento remoto Yaogan VI a partir do centro de lançamentos Taiyuan.

Enviado até sua órbita por um foguete Longa Marcha 2C, o satélite Yaogan VI estará operacional nos próximos meses e será usado para mapamento de recursos naturais, monitoramento e proteção ambiental, planejamento urbano, estimativa de safras e prevenção de desastres, entre outras aplicações.

O satélite anterior da série, o Yaogan V, foi colocado em órbita em dezembro de 2008.

Cbers

Fruto de uma parceria com a China, com o programa Cbers o Brasil obteve uma poderosa ferramenta para monitorar seu imenso território com satélites próprios de sensoriamento remoto, buscando consolidar uma importante autonomia nesse segmento.

A família de satélites de sensoriamento remoto Cbers trouxe significativos avanços científicos ao Brasil. Essa significância é atestada pelos mais de 15 mil usuários de mais de 1,5 mil instituições cadastrados como usuários ativos do CBERS, e também nas mais de 300 mil imagens do Cbers distribuídas à razão aproximada de 250 por dia.

Suas imagens são usadas em importantes campos, como o controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, o monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo, em educação e em inúmeras outras aplicações.

publicidade
Sair da versão mobile